Ensino Fundamental II

Telefone para contato    (71) 3033-2030      ceabdiretoria@gmail.com

O Ensino Fundamental do CEAB deve estar voltado para a inserção do educando na vida social, visando contribuir para a formação cidadã por meio da construção de conhecimento e desenvolvimento de valores e competências.

A sua proposta explicita o fortalecimento da identidade pessoal, social e cultural, reconhecendo que as aprendizagens são construídas na interação com o objeto do conhecimento e com o outro, mediados pela cultura, pela sociedade e pelos adultos de referências; pais, professores e todos engajados na comunidade escolar.

Nosso trabalho também deve partir do estudo e da análise das características das crianças (1ª a 4ª Série), pré-adolescentes e adolescentes (5ª a 8ª Série), respeitando a etapa de desenvolvimento emocional e cognitiva.

A didática adotada deve favorecer a reflexão, a invenção e a troca ampla e aberta de experiências através das linguagens do ser humano. Além disso, deve prevalecer nas séries iniciais do Ensino Fundamental, o caráter lúdico que estimula a curiosidade e as descobertas, a construção de conhecimentos por meio de jogos, pesquisas, representações, saídas culturais.

O conteúdo é cuidadosamente selecionado a fim de possibilitar o envolvimento do aluno, a partir do significado, a contextualização e o desenvolvimento de competências básicas. O trabalho com os conteúdos adquire cada vez mais a sistematização necessária para o fortalecimento do saber científico, mantendo-se fundamental o caráter ativo da aprendizagem, utilizando os recursos disponíveis, dentro de um contexto significativo para o aluno.

Desta forma, os conteúdos e os objetivos são selecionados por unidades, tendo como referência os PCNs e os livros didáticos adotados, obedecendo ao grau de compreensão e a faixa etária de cada série/ano.

Os projetos pedagógicos consistentes e atualizados têm como fundamento desenvolver o senso crítico, a curiosidade, a criatividade, a solidariedade, o respeito, a responsabilidade e a expressão de ideias do alunado. Durante a elaboração e execução dos projetos deve-se priorizar a pesquisa, a troca de experiências, a produção e as atividades de campo (sempre que possível).

De acordo aos Parâmetros Curriculares Nacionais, os objetivos para o Ensino Fundamental I do Centro Educacional Alzemira Borges são:

– compreender a cidadania como participação social e política, assim como exercício de direitos e deveres políticos, civis e sociais, adotando, no dia-a-dia, atitudes de solidariedade, cooperação e repúdio às injustiças, respeitando o outro e exigindo para si o mesmo respeito;

– posicionar-se de maneira crítica, responsável e construtiva nas diferentes situações sociais, utilizando o diálogo como forma de mediar conflitos e de tomar decisões coletivas;

– conhecer características fundamentais do Brasil nas dimensões sociais, materiais e culturais como meio para construir progressivamente a noção de identidade nacional e pessoal e o sentimento de pertinência ao País;

– conhecer e valorizar a pluralidade do patrimônio sociocultural brasileiro, bem como aspectos socioculturais de outros povos e nações, posicionando-se contra qualquer discriminação baseada em diferenças culturais, de classe social, de crenças, de sexo, de etnia ou outras características individuais e sociais;

– perceber-se integrante, dependente e agente transformador do ambiente, identificando seus elementos e as interações entre eles, contribuindo ativamente para a melhoria do meio ambiente;

– desenvolver o conhecimento ajustado de si mesmo e o sentimento de confiança em suas capacidades afetiva, física, cognitiva, ética, estética, de inter-relação pessoal e de inserção social, para agir com perseverança na busca de conhecimento e no exercício da cidadania;

– conhecer e cuidar do próprio corpo, valorizando e adotando hábitos saudáveis como um dos aspectos básicos da qualidade de vida e agindo com responsabilidade em relação à sua saúde e à saúde coletiva;

– utilizar as diferentes linguagens — verbal, matemática, gráfica, plástica e corporal — como meio para produzir, expressar e comunicar suas ideias, interpretar e usufruir das produções culturais, em contextos públicos e privados, atendendo a diferentes intenções e situações de comunicação;

– saber utilizar diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos para adquirir e construir conhecimentos;

– questionar a realidade formulando-se problemas e tratando de resolvê-los, utilizando para isso o pensamento lógico, a criatividade, a intuição, a capacidade de análise crítica, selecionando procedimentos e verificando sua adequação.

Desta forma, a Proposta Pedagógica do C.E.A.B., o aluno está sempre em evolução, concebendo uma formação ampla e integrada para que no futuro possam assumir com dignidade o papel de cidadãos conscientes e responsáveis;

Com este material em mãos, onde aborda de forma sucinta a nossa Proposta, utilize para elaborar suas aulas de forma prazerosa, enriquecedora, fundamentada, tendo como base a troca de ideias e experiências.

Formulário de Contato

Dúvidas ou sugestões, entre em contato conosco nós lhe retornaremos em breve.

Sending

Log in

Forgot your details?