-
-
Por mais difícil que uma criança seja, nunca deixe de falar com ela com carinho!
Artigos Educacionais, Sem categoria Por mais difícil que uma criança seja, nunca deixe de falar com ela com carinho! Soescola 16 De Abril De 2017 Nenhum Comentário Por mais difícil que uma criança seja, nunca deixe de falar com ela com carinho! Eu sei que às vezes estamos muito cansados, saturados com tantas informações e responsabilidades. Toda a nossa frustração acaba se transformando em cenhos franzidos e palavras duras que jogamos sobre os que mais amamos. Muitas dessas pessoas são crianças pequenas, filhos que não entendem o porquê da nossa irritação: trocamos o “falar bonito” e o carinho por palavras duras, cheias de adjetivos desnecessários que se referem de maneira cruel ao…
-
A casa é a primeira escola e os pais são os primeiros professores
O processo de aprendizagem de uma criança durante a primeira infância, é inacreditavelmente rápido, e muitas vezes subvalorizado. A criança até aos 3 anos apresenta capacidade para pensar sobre o mundo e sobre si mesma através da interação que vai estabelecendo com as pessoas e objetos. A observação, repetição, imitação e a experimentação permitem à criança situar-se perante si própria e perante os outros. Cada momento de cada dia é uma experiência de aprendizagem. A “casa” representa um lugar de reunião, estável, confortável e onde há amor tornando-se num local seguro. A composição da família, o número de brinquedos, a localização ou número de quartos, não define uma casa. Tal…
-
4 atitudes que enfraquecem o vínculo emocional com seus filhos
Ser pai, mãe, avô, avó e, além disso, um educador eficaz, não é fácil. Cada criança vem a este mundo com necessidades próprias que devemos saber atender, com virtudes a serem potencializadas e emoções que devem ser incentivadas, orientadas e desenvolvidas. Educar não é apenas ensinar as crianças a ler ou mostrar como podem realizar seu trabalho de pesquisa para o colégio com o computador. Ser pai ou mãe não é presentear os filhos com um telefone celular em seu aniversário, nem assegurar-nos de que colocamos o cinto de segurança neles cada vez que entram no carro. É muito mais que tudo isso. Educar também é saber dizer “Não” e, ao mesmo tempo, dizer…
-
Fala incompreensível pode prejudicar alfabetização e aprendizagem
Foto: Pixabay Segundo especialista, até os 6 anos, quando se inicia o ciclo da alfabetização, a criança deve ser capaz de produzir todos os fonemas da comunidade linguística onde ela está inserida Se houver suspeita de atraso da linguagem da criança, os pais não devem esperar para se tomar alguma providência, como a ida a um especialista para ser feita uma avaliação Cinthya Leite É muito marcante quando, no primeiro trimestre de vida, o bebê começa a emitir alguns sons, sorrir e dar gargalhadas. O pequeno vai crescendo e o encantamento continua: entre 7 e 11 meses, até já repete palavras simples. Quando completa o primeiro ano de vida, os…
-
Como ensinar nossas crianças que ninguém pode tocar no corpo delas
Texto de Fabiana Santos, do blog Tudo sobre a minha mãe. O assunto é incômodo mas faz parte daquele grupo de questões que a gente não pode fugir de encarar. Estou falando objetivamente da gente saber como ensinar nossas crianças, mesmo pequenas, a não se tornarem vītimas de abuso físico ou sexual. Por favor, este post é um serviço. Não passe batido. Pensando nos meus filhos e nos seus, eu pesquisei a respeito do que os americanos – que dão muita importância para o assunto – trazem para ser tratado de forma inteligente. Já foi o tempo que eu achava isso exagerado, hoje concordo demais que é muito, muito melhor prevenir. Então…
-
Criança saudável é espontânea, barulhenta, inquieta, emotiva e colorida!
Uma criança não nasce para ficar quieta, para não tocar nas coisas, ser paciente ou entreter-se. Uma criança não nasce para ficar sentada a ver TV ou a jogar no tablet. Uma criança não quer ficar quieta o tempo todo. Crianças precisam se mover, navegar, procurar notícias, criar aventuras e descobrir o mundo ao seu redor. Elas estão aprender, são esponjas, jogadores natos, caçadores de tesouros. Elas são livres, almas puras que buscam a voar, não ficar de lado. Não as façamos escravas da vida adulta, da pressa e falta de imaginação dos mais velhos. Não as apressemos em nosso mundo de desencanto. Impulsionemos o seu sentimento de maravilha, garantindo-lhes…
-
As melhores brincadeiras para estimular o desenvolvimento do seu filho por idade
Rolar, sentar, andar, correr, pular… Ao longo dos primeiros anos de vida, a criança desenvolve diversas habilidades motoras, adquiridas cada uma a seu tempo. Para ajudar seu filho nessa jornada, deixe a ansiedade de lado e aprenda a estimulá-lo em cada fase – mas sem exageros! Por Malu Gonçalves – atualizada em 05/02/2014 11h40 Até 3 meses É nesse período que a criança vai aprender a sustentar a cabeça. Então, ajude-a a fortalecer os músculos do pescoço. os braços e as pernas ainda ficam muito flexionados, como no útero. A dica é estendê-los suavemente para alongá-los. Brinque: coloque-a de bruços sobre a cama ou outra superfície segura e chame sua atenção…
-
Dicas de Estimulação para o Desenvolvimento da Fala em Crianças de 0 a 5 anos
Quando uma criança apresenta certos sinais que sugerem dificuldades na comunicação oral é possível fazer alguma coisa para ajudá-la, além de buscar um tratamento especializado? Neste artigo, mostrarei que sim e apontarei algumas das principais formas de estimulação que os pais podem promover nos primeiros anos de vida dos filhos para auxiliá-los no desenvolvimento da comunicação oral. Porém, é preciso permanecer alerta. Se mesmo com a realização sistemática de estímulos e atividades, as dificuldades permanecerem, um profissional capacitado deverá ser consultado. Desde o nascimento, a criança passa por etapas do desenvolvimento da linguagem, etapas preparatórias para adquirir de forma elaborada e eficiente a fala, uma das formas que temos de nos…
-
Dicas de Maria Montessori para educar crianças independentes
Quando uma criança se sente confiante sobre si mesmo, ela vai deixar de buscar aprovação lentamente em cada passo que ela toma. Essa ideia transmitida por María Montessori nos dá um exemplo simples de como podemos fazer para que nossos filhos não sejam somente mais independentes, mas também mais felizes. Por outro lado, hoje há muitas pessoas que ainda não veem com bons olhos esse legado pedagógico que nos deixou a célebre filósofa e docente italiana. Esses princípios focados no aprimoramento do intelecto e do físico da criança são vistos por muitos como arriscados. Permitir que a criança se torne a criadora e a descobridora de sua própria aprendizagem é…